sábado, 29 de março de 2008

O segredo


Esperou por dias a ligação dele,e foi inútil,ninguém ligava,nem mesmo os setores de cobrança para lhe dar uma certa aflição no peito,mas nada mudava o silêncio daquele lugar,daquela sala onde estava a dias prostrado com o coração almejante,por uma simples ligação um simples toque apenas,porem o mesmo ocorreu durante quase um mês. Afundou-se no sofá e pois-se a apenas sonhar com o que poderia ter vivido,e se condenava por não ter antes dito o que sentia,maus dias,más horas,bem-ditos pensamentos que apenas o leva em doces carruagens de ilusões e o largava em segundos de depressão.
Que cor tem agora o dia lá fora,acabou a comida,terminou o gás,e momento de se arrastar pela rua,descer por lugares mais escondidos andando longe das pessoas e evitando os conhecidos,para que não notem o aparente e lhe faça perguntas de respostas exatas. Sim ,ainda que tenha que olhar na cara da funcionaria do mercado,ou fitar um ou outro olho por algum débil motivo,não se demoraria ali,voltaria ao seu exílio o mais rápido....teu exílio,porque outro não te quis, porque um par de pernas marchou par outro lugar,e nem ao menos sabia da existência desse sentimento que transforma em minutos tudo,sentimento esse que quando se apressa aflora, erva daninha em bom pasto podendo alastrar e devastar o mais sábio dos seres e deixá-los em raque,acabando com toda sanidade.
Sem perceber seu cabelo tinha perdido o corte, seu chinelo e unhas sujas,seu rosto com uma barba falhada.......sentou-se novamente no sofá pensou mais um pouco,e ligou a tv;seu mundo tinha ficado compacto,como sua mente,tudo tinha reduzido proporcionalmente a uma simples coisa: não viver sua própria vida,e deixa-se. Viveria apenas de tv e comer. Do telefone e qualquer coisa que pudesse ligar-le ao externo de forma direta, como carta,buzina,janela,tinha eterno desprezo.
Uma semana,mais,passou e a buzina tocou,e ele nem se moveu,barulhos na porta,e nem se abalou,nada o tirava da sua forma inútil e estática,nem mesmo as muriçocas que zumbia em círculos no seu ouvido. De repente uma voz rouca e conhecida grita,ela esta longe,mais consegue atravessar a madeira da porta. E grita muitas vezes as mesmas palavras. Indagou-se quem poderia ser a esta hora da manhã, que voz é essa que soa conhecida, porem não recordada. Abriu apenas os olhos, mais manteve-se na mesma posição.
Um,dois,três.......vários tombos e a porta chaga ao chão. Com um barulho estrondoso,e uma figura alta aparece diante aos seus olhos estalados e peito acelerado. Nenhuma palavra sai.
O outro indaga:
_Pedro....que aconteceu aqui.?
Nada ainda .
_Que aconteceu aqui?nossa você morreu e não removeram o corpo.
Andava pela sala chutando as coisa ,as vezes pegava uma lata no chão,e cheirava fazendo uma cara feia,contraindo a face. Galgando as montanhas de sujeira pela casa,chega a cozinha.
_Nossa!!! O que é isso velho?? Pedro ,que ta acontecendo contigo? Responde._anda até o amigo,para em teus olhos e vê um cadáver vivo_ Precisa de ajuda,tem alguma coisa que eu preciso saber. Você pode falar comigo.........
um silêncio mórbido toma conta,um ar triste tomou o outro corpo que entrou naquela casa. Olhando o amigo sentou no braço do sofá e baixou a cabeça.
_ Não vai me falar....tenho tanto pra lhe falar,aconteceram tantas coisas,eu precisei tanto ouvir alguém,um conselho,mais você,nunca estava pra mim amigo_ respirou _ agora só não sei porque,não entendo porque nunca atendia minha ligações.......nunca!
Antes que ele continuasse ainda com os olhos fitos na porta quebrada,com os dentes cerrados,mal abria a boca.com raiva disse:
_Simplesmente porque você nunca ligou para mim!
_Como assim,nunca liguei pra você...você é quem nunca atendeu meus chamados,te ligue praticamente todos os dias,mais estava ocupado de mais,esse seu telefone ocupado,ocupado,o que estava fazendo aqui em,olhe como essa casa esta,olhe o seu estado Pedro.
Moveu-se um pouco...._Telefone o culpado,amigo,precisei de você,quês palavras lindas........Você não tem noção do que fez na minha vida..
_ Eu fiz!como,isso aqui não é obra minha meu caro,não tenho participação alguma.
Voltou a fitar a porta em quanto o amigo levantava e passava a mão no cabelo.
_Porque não me disse que ia viajar,porque não me ligou apenas,porque..
_Eu te liguei varias vezes _exaltado batendo no peito_ antes mesmo de viajar,eu te liguei Pedro!
_Não,não ligou _descobriu seu corpo,sua roupa estava fétida como a pele de um urso velho,de pé andou ,apontou para o aparelho telefónico _ eu estive aqui do lado cada segundo esperando que essa merda tocasse e nada,nem se quer um simples ruído qualquer que fosse,e desejei tudo,ate não desejar,mais eu quis coisas ruins,eu afundei em mim,e você vem para cá me dizer que ligou varias vezes pra mim ...não te conheço,não sei quem é você..
Pedro respira e diz: amigos!com um profundo desprezo,e enquanto o outro chegava perto to telefone,passando por ele:eu liguei. A voz agora branda e olhar profundo. Pega o aparelho devagar, leva até seu peito com uma das mãos enquanto a outra examina o fio.
_ Você não presta,não tem coração,nem ta ai pra quem se importa contigo. Acreditei em seus sonhos,apoiei em todas as horas e decisão e me virou as costas como um gato deixa o dono por um canto da casa,nem imaginou um segundo como eu ficaria nê .........também não tinha porque,sou só seu amigo e nada mais.que importância faz o que faça,nem sei porque ainda estou aqui de pé,falando com você,alguém que me reduziu a pó, por....
_Olha pra mim Pedro,vê,eu te liguei esse tempo todo,mais seu telefone esta com defeito no cabo,há rompimentos aqui,seria impossível,ouvir qualquer coisa se não a sua consciência culpando o mundo!!me admira ,logo você que sempre e demasiado cauteloso,observador,não ter notado...é,era mais fácil culpar alguém do que parar e olhar um pouco ao redor....
_ Acaso acha que não olhei no que me tornei?Pensa por um segundo que não observo o que me acontece?Se pensa assim, esta completamente enganado... talvez eu tenha falho em dedicar um pouco de mais de mim para um amigo,mais que podia eu fazer quando você me apareceu aqui,quem podia me dizer se era certo ou não amar alguém,quem podia arrancar-me de mim e sacar o que passei a sentir dia a dia,seu abraço era um tormento,seu riso uma musica que não paro de ouvir,como esquecer seu rosto,seu olhar me diz como se desapaixona,hem? Me diz ,e pronto estarei para nunca mais te amar......

Nenhum comentário: